Total de visitas: 148198
|
As Kuras de Fechamento de Corpo
As kuras são incisões feitas como o símbolo de cada tribo, aqui no Brasil, com o ´simbolo de cada axé, tem o objetivo de fechamento do corpo, para isso são feitas as incisões (o que chamamos de abrir) e colocado lá os atins ( pós) de defesa para aquele yaô.
Em algumas casas des Keto , a Kura é tomada como infusão de ervas.
Porém na maioria das Casas de Candomblé, as Kuras de origem africana, são feitas como incisões ou talhos, e nesse talhos são colocados pequenos punhados de ATIM, que é feito conforme explicação abaixo, para que esse ATIM penetre no corpo e o guarneça de males exteriores anviados contra a pessoa.
Normalmente, as Kuras são feitas no peito, dos dois lados, nas costas, também dos dois lados e no braço . Além dessas, na feitura do Santo, abre-se o FARIM, que é uma Kura no centro do ORI, do Yawo, e na sola dos pés, fazendo ainda, alguns zeladores, uma kura na língua de seus Yawos, para que os mesmos não comam de comidas trabalhadas, e se comerem, para que essas comidas não lhe façam mal.
PREPARO DO ATIM
OBI RALADO / OROGBO RALADO / DANDÁ DA COSTA RALADO / SÂNDALO EM PÓ
CANELA EM PÓ / ERVA-DOCE / CARVÃO / NOZ MOSCADA RALADA / ARIDÁN RALADO
LELECUM EM PÓ / PITCHULIM EM PÓ / AS FOLHAS DO SANTO DA PESSOA, SECAS E
SOCADAS, PARA SE OBTER O PÓ.
Coloca-se tudo num vidro ou qualquer outro recipiente fechado, para não perder o aroma. O ATIM tem outras finalidades, como seja, a de se espalhar pela casa para limpá-la e a de soprá-lo antes de começar os trabalhos, etc.
|
|